quinta-feira, 2 de setembro de 2010

inflamação III

Mediadores químicos da inflamação
Os mediadores químicos, são substância que induzem ou só participam do processo de inflamação,que eles são originados nas células ou no plasma, as principais atividades biológica deles são ligar-se a receptores específicos em células alvos,tem atividade enzimática direta e causam danos oxidativos.
Normalmente eles tem meia vida curta, pois quando são ativados ou liberados pelas células , eles são deteriorados rapidamente,podem ser inativados por enzimas,como podem ser também eliminados e inibidos,além do mais os mediadores são altamente monitorados, ou seja, existem sistemas de equilíbrio que regulam as ações dos mediadores ,pois a maioria deles têm o potencial para causar efeitos danosos, daí o fato da inflamação não ser uma coisa tão boa e muitas vezes ser encarada como uma vilã para o nosso organismo. O que faz as células ou plasma liberarem esses mediadores ? deduz-se que a lesão tecidual, originada a partir do trauma contuso seja o fator que desencadeia a liberação ou a formação desses mediadores.
De origem celular eu posso ter pré-formados em grânulos e os de síntese imediata,a principal diferença entre eles é o fato de os mediadores que são pré-formados em grânulos é que eles são armazenados dentro da células e que precisam de um estímulo para serem liberados, já os de síntese imediata eles precisam de enzimas que vão auxiliar na sua fabricação.


AMINAS VASOATIVAS
As aminas vasoativas são exemplos de mediadores que estão pré-formados em grânulos, no caso da histamina, ela está presente em quase todos os tecidos,armazenada em mastócitos e basófilos, quando eu tenho um estímulo físico como um trauma, os mastócitos eles vão liberar histamina, já a serotonina está presente nas plaquetas e sua liberação ocorre quando há uma agregação plaquetária apos o contato com o colágeno e a trombina.Os efeitos da serotonina é Aumento da permeabilidade vascular e Vasodilatação.
Os efeitos da histamina são Dilatação das arteríolas e aumenta a permeabilidade das vênulas e nas artérias de maior calibre causa constrição.Principal mediador da fase transitória imediata Age na microcirculação, se ligando a receptores , principalmente por meio da sua ligação aos receptores H1 nas células endoteliais.
OUTROS MEDIADORES
Outros mediadores de origem celular mas que são de síntese imediata é PAF, CITOCINAS QUIMIOCINAS E ÓXIDO NÍTRICO , o PAF é um fosfolipídio, uma longa cadeia de ácido graxos, e Ele é produzido por vários tipos celulares, plaquetas, basófilos, neutrófilo, mastócitos, os seus efeitos são aumento da adesão leucocitária, quimiotaxia, desgranulação de outros mediadores, síntese de outros mediadores especialmente eicosanóides.
As citocinas são proteínas produzidas por linfócitos e macrófagos ativados mas também em células do endotélio ( o TNF e a IL-1 são as principais as duas principais citocinas),os principais efeitos são efeitos no endotélio, efeitos nos leucócito e fibroblastos, eles induzem a síntese das moléculas de adesão endotelial e mediadores químicos.
As quimiocinas são proteínas pequenas que agem como quimiotático, que tem uma função de atração as células de defesa específicas essas quimiocinas são induzidas por outras citocinas seus efeitos principais é o recrutamento de leucócitos aos locais da inflamação e controlam a migração normal de células através de vários tecidos.
O óxido nítrico é um gás solúvel produzido pelas células endoteliais,pelos macrófagos e alguns neurônios no cérebro. Existem três tipos de óxido nítrico, endotelial, induzível e o neuronal. Ele age como um regulador endógeno de todo processo de inflamação ,ele age como mecanismo compensatório que reduz a resposta inflamatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário