quinta-feira, 2 de setembro de 2010

inflamação II


ALTERAÇÕES VASCULARES
Na inflamação, os vasos sangüíneos sofrem várias alterações que visam a facilitar o movimento de proteínas plasmáticas e células sangüíneas da circulação para o local da lesão ou da infecção.
A vasodilatação é a primeira manifestação da inflamação aguda, é induzida pela a ação da histamina e o óxido nítrico,logo , com essa dilatação que ocorre primeiro com as arteríolas depois com aberturas de novos leitos capilares , há um aumento no fluxo sanguíneo , que é a causa do rubor e do eritema.
O aumento da permeabilidade vascular e o extravasamento de líquido estão associados e ocorrem logo após a vasodilatação, a perda de proteínas do plasma reduz a pressão osmótica intravascular e aumenta a pressão osmótica no interstício,somando-se o aumento da pressão hidrostática , que ocorre devido a um maior fluxo sangüíneo através dos vasos dilatados, esse fenômeno é o que causa o edema.
A perda de líquido resulta no maior acúmulo de hemácias nos vasos de menor calibre , ou seja, tem-se a presença de pequenos vasos dilatados repletos de hemácias e um fluxo sangüíneo mais lento , esta condição é conhecida como estase , com a evolução da estase , os leucócitos e os neutrófilos se acumulam no endotélio vascular.


EVENTOS CELULARES

1.MARGINAÇÃO,ROLAMENTO E ADESÃO

Com a diminuição da velocidade do fluxo sangüíneo, aumenta o número de leucócitos na periferia do fluxo, próximo a superfície vascular. Esse processo é denominado de marginação.Os leucócitos vão rolando aos saltos pelo endotélio.
O endotélio pode ficar virtualmente coberto de leucócitos, o que é chamado de pavimentação.Depois do processo de rolamento, os leucócitos param em um lugar e aderem firmemente, onde eles inserem seus pseudópodos nas junções dessas entre as células endoteliais, espremem-se entre a célula endotelial e a membrana basal , onde eventualmente atravessam a última e escapam para o espaço extracelular, o que pode ser chamado de transmigração .

2. ADESÃO LEUCOCITÁRIA

É regulada principalmente pela ligação de moléculas de adesão complementares nos leucócitos e na superfície endotelial, e pelos mediadores químicos que afetam esse processo modulando a expressão na superfície ou a avidez dessas moléculas de adesão.
Mediadores como histamina,trombina e o PAF estimulam a redistribuição de P-selectinas de seus grânulos de armazenamento intracelular .
Macrófagos tissulares, mastócitos e células endoteliais respondem aos agentes nocivos pela secreção de citocinas, TNF ,IL-1 e quimiocinas que induzem a expressão de várias células de adesão.
O TNF e IL-1 expressão E- selectina assim como as P-selectinas que são de baixa afinidade não mantêm os leucócitos presos ao endotélio, e eles acabam rolando.
O TNF e IL-1 também induzem a expressão endotelial para ligantes como as integrinas
Os leucócitos normalmente expressão baixa afinidade para integrinas
As quimiocinas produzidas no local da lesão agem nos leucócitos que estão rolando ativando-os para uma conversão de alta afinidade para as integrinas. Esse processo induz a uma ligação firme do leucócito ao endotélio , onde seu citoesqueleto é reorganizado e eles se espalham pela superfície endotelial.

3.TRANSMIGRAÇÃO OU DIAPEDESE

As quimiocinas agem nos leucócitos aderidos e estimulam as células a migrar através dos espaços endoteliais na direção do gradiente quimiotático ou seja na direção do local da lesão.A diapedese assim como a permeabilidade vascular, ocorre predominantemente nas vênulas.Após atravessar o endotélio, os leucócitos são transitoriamente retardados na sua jornada pela membrana basal, contínua, das vênulas, mas finalmente a perfuram, provavelmente pela secreção de colagenases . O resultado final é o acúmulo de leucócitos onde são necessários.

4.QUIMIOTAXIA
Ocorre quando os leucócitos migram dos tecidos para o local da lesão.Todos o leucócitos respondem ao um agente quimiotático, que pode ser exógeno ou endógeno.Alguns produtos bacterianos são exemplos de exógenos, já o C5a, LTB4 e as quimiocinas são exemplos de endógeno.
5.ATIVAÇÃO DOS LEUCÓCITOS
Microorganismos, produtos de células necróticas, complexos antígenos-anticorpos e citocinas , incluindo fatores quimiotáticos, induzem várias respostas nos leucócitos que são partes de suas funções de defesa.

As respostas funcionais induzidas na ativação dos leucócitos.
Produção de metabólitos do ácido aracdônico a partir de fosfolipídios.
Desgranulação e secreção de enzimas lisossomais e ativação do surto oxidativo.
Secreção de citocinas,o que amplifica e regula as reações inflamatórias.
Modulação das moléculas de adesão leucocitária.

6.FAGOCITOSE
A fagocitose e a liberação de enzimas pelos neutrófilos e macrófagos são responsáveis pela eliminação de agentes nocivos, constituindo , dois dos maiores benefícios derivados do acúmulo de leucócitos no foco inflamatório,mecanismos dependentes de oxigênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário