domingo, 13 de junho de 2010

TECIDO ÓSSEO PARTE 2


Tipos de tecido ósseo
A macroscopia classifica o tecido ósseo como compacto,partes sem cavidades, e por osso esponjoso, partes com cavidades, pois ambos histologicamente têm a mesma estrutura básica, bom, histologicamente existem dois tipos de tecido ósseo.
Tecido ósseo primário
No adulto é pouco encontrado, persistindo penas próximos as suturas dos ossos do crânio, nos alvéolos dentários e em alguns pontos de inserção de tendões.O tecido ósseo primário apresenta fibras colágenas em várias direções sem organização definida, tem menor quantidade de mineraise maior porporção de osteócitos do que o secundário.
Tecido ósseo secundário ou lamelar
É muito encontrado no adulto sua principal carcteristicas é possuir fibras colágenas organizadas em lamelas, essas lamelas podem se organizar em arranjos como os sistemas Havers , os circunferenciais interno e externo e os intermediários.
sistema de Havers ou ósteon: é um cilindro longo, ás vezes bifurcado , paralelo à diáfise por quatro a 20 lamelas óssseas concêntricas, no centro deste cilindro ósseo existe um canal revestido de endósteo, o canal de Havers, que contém vasos e nervos, os canais de Havers comunicam-se entre si , com a cavidade medular e com a superfície externa do osso por meio de canais transversais ou oblíquo, os canais de Volkmann, estes se distinguem dos de Havers por não apresentarem lamelas ósseas concêntricas.
sistema circunferenciais interno e externo: são constituído por lamelas ósseas paralelas entre si, formando duas faixas, uma situada na parte interna do osso , em volta do canal medular,e a outra na parte mais externa próxima ao periósteo.
entre os dois sistemas circunferencais encontram-se inúmeros siteas de Havers e grupos irregulares de lamelas, geralmente de forma triangular, os sistemas intermediários que provém de restos de sistemasm de havers que foram destruídos durante o crescimento do osso.
Histogênese
Ossificação intramembranosa
tem lugar no interor de membranas do tecido conuntivo , é o processo formador dos ossos frontal,parietal e de partes do occipital, do temporal e dos maxilares superior e inferior contribui também para o crescimento dos ossos curtose para crescimento em espessura dos ossos longos.
O local da membrana conjuntiva , onde a ossificação começa,chama-se de centro de ossificação primária , o processo têm inicio pela diferenciação de células mesenquimais que se transformam em grupos de osteoblastos, estes sintetizam o osteóide que logo se meineraliza , englobando alguns osteoblastos que se transformama em osteócitos, como vários desses grupos surgem quase simultaneamente no centro de ossificação,há confluência das traves ósseas formadas, dando aspectoesponjoso, entre as traves formam-se cavidades que são penetradas por vasos sanguíneos, e células mesenquimatosas indiferenciadas, que irão dar origem a medula óssea.Os varios cenros de ossificação crescem radialmente acabando por substituir a membrana conjuntiva preexistente.
Ossificação endocondral
Tem início sobre uma peça de cartilagem hialina , de forma parecida á do osso que vai se formar , porém de tamanho menor, esse tipo de ossificação é o principla responsável pela formação de ossos curtos e longos.
Primeiro, a cartilagem hialina sofre modificações, havendo hipertrofiados condrócitos,redução da matriz cartilaginosa a finos tabiques, sua mineralização e a morte dos condrócitos por apoptose, segundo, as cavidades previamente ocupadas pelos condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos e células osteogênicas vindas do conjuntivo adjacente,essas células diferenciam-se em osteoblastos , que depoistarão matriz óssea sobre os tabiques de cartilagem calcificada, desse modo, aparece tecido ósseo onde antes havia tecido cartilaginoso,sem que ocorra transformação deste tecido naquele, os tabiques de matriz calcificada da cartilagem servem apenas de ponto de apoio para à ossificação.
Crescimento e remodelação óssea
O crescimento dos ossos consiste na formação de tecido ósseo novo, associado à reabsorção parcial de tecidojá formado, deste modo os ossos conseguem manter sua forma enquanto crescem, apesar de suas resistências a pressões e de sua dureza, o tecido ósseo é muito plástico, sendo capaz de remodelar sua estrutura interna em resposta a modificações nas forças a que está submetido.

3 comentários:

  1. Resumo bem legal!
    Descreve a formação do osso sem dar muitas voltas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa. muito bom seus resumos, se foi vc mesma que fez parabéns e se não foi obrigada por postar. Achei esse blog por acaso e acho que vc vai me salvar, estava precisando de resumos de todos os assuntos que tem aqui pra estudar. Muito obrigada,e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. compacto e completo; assim se resume seu resumo, vlw.

    ResponderExcluir