quarta-feira, 9 de junho de 2010

TECIDO EPITELIAL PARTE 2

Na superfície de contato entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente há uma estrutura chamada de lâmina basal, que é formada por uma delicada rede de delgadas fibrilas chamada de lâmina densa. As lâminas basais podem ainda apresentar camadas elétron-lucentes em um ou em ambos os lados da lâmina densa,chamadas de lâminas lúcidas.Os componentes principais das lâminas basais são colágeno tipo IV, as glicoproteínas laminina e entactina e proteoglicanas,a lâmina basal se prende ao tecido conjuntivo por meio de fibrilas de ancoragem constituídas por colágeno VII.
A lâmina basal forma barreira que limita ou controla a troca de macromoléculas entre essas células e o tecido conjuntivo,as fibras estão intimamente associadas à lâmina basal, constituindo a lâmina reticular.Essas lâminas têm muitas funções,além de um papel estrutural e na filtração de moléculas, elas também podem influenciar na polaridade das células,regular a proliferação e a diferenciação celular,ligando-se com fatores de crscimento; influir no metabolismo celular; organizar as proteínas nas membranas palasmáticas de células adjacentes , afetando a transdução de sinais através destas membranas; servir como caminho e suporte para migração de células e contêm informações necessárias para algumas interações célula-célula.
O nome membrana basal é usado para denominar uma camada situada abaixo de epitélios,visíveis ao microscópio de luz e que secora pela tecnica periódico-Shiff(PAS).A membrana basal é geralmente formada pela fusão de duas lâminas basais ou de uma lâmina basal e uma lâmina reticular.

JUNÇÕES INTERCELULARES
* JUNÇÕES IMPERMEÁVEIS
Zônulas de oclusão:faixa ou cinturão que circunda a célula completamente , onde ocorre a fusão das membrana,vedando o espaço intercelular,sua função principal é promover uma vedação que impede o movimento entre células epiteliais tanto do ápice para base como da base para o ápice.
* JUNÇÕES COMUNICANTES
Junções gap:podem existir praticamente em qualquer local das membranas laterais das células epiteliais, elas permitem o intercâmbio de moléculas ,como as de sinalização AMP e GMP cíclicos , íons e alguns hormônios podem atrevessar essas junções fazendo com que as células de muitos tecidos trabalhem de maneira coordenadas em lugar de agirem como unidades independentes , são formadas por proteínas chamadas de conexinas.
* JUNÇÕES DE ADESÃO
Zônulas de adesão:esta junção circunda toda célula e contribui para aderência entre células vizinhas .Uma caracteristica importante desta junção é a inserção de numerosos filamentos de actina em placas de material elétron-denso presentes no citoplasma subjacente à membrana da junção.
Desmossomos:é uma estrutura complexa, em forma de disco, presente na superfície e uma célula, e que é sobreposta a uma estrutura idêntica presente na superfície da célula adjacente, os desmossomos promovem uma adesão bastante firme entre as células.
Hemidesmossomos: podem ser encontrados na região de contato entre alguns tipos de células epiteliais e sua lâmina basal, estas junções têm estruturas de meio desmossomo e prendem a célula epitelial a lâmina basal,no entanto nos desmossomos as placas de ancoragem contêm principalmente caderinas, enquanto nos hemidesmossomos as placas contêm integrinas, essas proteínas podem agir como receptores para macromoléculas da matriz extracelular.
o conjunto de zônulas de oclusão e de zônulas de adesão que circunda toda parede lateral da região apical de muitos tipos celulas epiteliais se dá o nome de complexo unitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário