sábado, 12 de junho de 2010

TECIDO CONJUNTIVO PARTE 2

Fibras
As fibras de tecido conjuntivo são formado por proteínas que se polimerizam formando estruturas muito alongadas , existem três tipos principais de de fibras.
As colágenas
colágenos que formam fibrilas:I,II,III,V e IX
colágenos associados a fibrilas: IX e XII
colágeno que forma rede: IV
colágeno de ancoragem: VII
Biossintese do colágeno tipo I
1. De acordo com a codificação de RNAm polirribossomos ligados à membrana do retículo endoplasmático rugoso sintetizam o preprocolágenoque crescem no interior do RER , logo após é liberado e quebrado, formando o procolágeno.
2. O processo de hidroxilação se inicia logo que a cadeia peptídica atinge certo comprimento e ainda está ligada ao ribossomo e prossegue após sua liberação na cisterna do reticulo.
3. O processo de glicolização inicia-se depois com a daição de galactosil e glicosil solúvel à resíduos especificos de hidroxilisinas.
4. Os peptídeos de registro, irão alinhar as cadeias paptideas , de modo que elas se arrajem de maneira apropriada para formar a tríplice hélice que resulta na formação de moléculas de procolágeno,ele é transportado transportados em vesículas desde de o Golgi até membrana plasmática , de onde é exocitado para matriz extracelular.
5. No meio extracelular, os peptídeos de registros são removidos por proteases específicas chamadas de procolágeno pepetidase, sem os peptídeos de registro a molécula passa a ser chamada de tropocolágeno, sendo capaz de se polimerizar para formar fibrilas de colágeno.
Fibras de colágeno tipo I
são as fibras mais numerosas do tecido conjutivo, no estado fresco estas fibras têm cor branca, conferindo esta cor aos tecidos nos quais predominam, a cor branca dos tendões deve-se a riqueza em fibras colágenas, são birrefrigentes , pois são constituídas por moléculas alongadas arranjadas paralelamente um às outras, são acidófilas ao microscópio de luz e se coram de rosa pela eosina.
Fibras reticulares
são formadas predominantemente por colágeno tipo III, são extremamente finas e formam uma rede extensa em certos órgãos , não são visiveis em preparados corados por HE,mas podem ser facilmente coradas em cor preta por impregnações de sais de prata, são particulamente abundantes em musculo liso , endoneuro e nas trabéculas dos órgãos hematopoéticos como o baço, nódulos linfáticos e médula óssea vermelha.
O sistema elástico
é composto por três tipos de fibras:oxitalânica, elaunínica e elástica e a estrutura do sistema se desenvolve através de três estágios sucessivos, existe uma proteína predominante assim como o colágeno , a elastina é rica em glicina e em prolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário