sábado, 12 de junho de 2010

TECIDO EPITELIAL PARTE 4

Epitélios glandulares
Os epitélios glândulares são constituídos por células especializadas na atividade de secreção, as moléculas aserem secretadas geralmente são armazenadas nas cálulas em pequenas vesículas envolvidas por uma membrana, chamadas de grânulos de secreção.
Glândulas unicelulares consistem em células glandulares isoladas , um exemplo é a célula caliciforme presente no revestimento do intestino delgado ou do trato respiratório.
glândulas multicelulares são compostas de agrupamentos de células , são sempre formadas de epitélio de revestimento cujas células proliferam e invadem o tecido conjuntivo subjacente , após o que sofrem diferenciação adicional.
* Glâdulas exócrinas:mantêm sua conexão com o epitélio do qual se originaram,esta conexão toma aforma de ductos tubulares por células epiteliais e através destes ductos as secreções são eliminadas alcançando a superfície do corpo ou uma cavidade.
As glândulas exócrinas têm uma porção secretora constituída pelas células responsáveis pelo processo secretório e ductos que transportam a secreção eliminada das células.
As glâdulas simples têm só um ducto não-ramificado, que podem ser tubulares simples, ramificada, tubulares simples enovelada e acinosa sinples ramificada.
As glândulas compostas têm ductos ramificados, que podem ser compostas tubulares, compostas acino-tubulares, compostas acinosas.
* Glândulas endócrinas: a conexão com o epitélio foi obliterada durante o desenvolvimento , estas glândulas portanto não têm ductos e suas secreções são lançadas no sangue e transpotadas para seu local de ação pela circulação sanguínea, essas células podem formar cordões anostomosados,entremeados por capilares sanguíneo como na adenohipófise,ou as células podem formar vesículas ou folículos preenchidos de material secretado como na glândula tireóide.
De acordo com o modo pelo qual os produtos de secreção deixam as células, as glândulas podem ser classificadas em:
* Merócrina:a secreção é liberada pela célula por meio de exocitose , sem perda de outro material celular como o pâncreas.
* Holócrina: o produto de secreção é liberado juntamente com toda célula, como nas glândulas sebáceas.
* Apócrina: o produto de secreção é eliminado com uma porção do citoplasma, como o que ocorre com a glândula mamaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário