domingo, 13 de junho de 2010

TECIDO CONJUNTIVO PARTE 4


TECIDO ADIPOSO
O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo onde se observa a predominência de células diposas(adipócitos). Essas células podem ser encontradas isoladas ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo comum, porém a maioria delas forma grandes agragados , constituindo otecido adiposo espalhado pelo corpo.
O tecido adiposos é o maior depósito corporal de energia , soba forma de triglicerídeos, as células hepáticas e o músculo esuqelético também acumulam energia, mas sob a forma de glicogênio, como os depósitos de glicogênios são menores , os grandes depósitos de triglicerídeos são as principaisreservas de energia do organismo.
Além de fornecer energia, o tecido adiposo modela a superfície,forma coxins para absorver choques, contribui para isolamento térmico , auxilia a manter certos órgãos em suas posições normais e também têm atividade secretora.
existe duas variedades de tecido adiposo:
Tecido adiposo unilocular
a cor deste tecido varia entre branco e amarelo-escuro, dependendo da dieta, praticamente todo o tecido adiposo presente em humanos adultos é do tipo unilocular, seu acúmulo em certos locais é influenciado pelo sexo e idade da pessoa, ele forma o panículo adiposo, que é uma camada disposta sob a pele e que é de espessura uniforme por todo corpo do recém-nascido, a deposição de gordura é regulada pelos hormônios sexuais produzidos pela camada cortical da glândula adrenal. As células adiposas uniloculares são grandes , quando isoladas , estas células são esféricas, tornando-se poliédricas no tecido adiposo pela compressão reíproca. A gotícula lipidica é removida pelo álcool e pelo xilol, usados em tecnicas histológicas.
O tecido unilocular apresenta septos de conjuntivo, que contêm vasos e nervos. Desses sepetos partem fibras reticulares (colégeno III) que vão sustenara as células adiposas. A vascularização do tecido adiposo é muito abundante , quando se considera a quantidade de citoplasma funcionante.
Histogênese do tecido adiposo unilocular
As células adiposas uniloculares se originam no embrião , apartir de células derivadas do mesênquima, os lipoblastos , estas células são parecidas com fibroblastos, porém logo acumulam gordura no seu citoplasma.As gitículas lipídicas são inicilamente separadas uma das outras , porém muitas se fundem , formando gotícula única característica da célula adiposa unilocular.
Tecido adiposo multilocular
O tecido multilocular é chamdo também de tecido adiposo pardo, por sua cor caracteristica , essa cor é devido à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias presentes em suas células.O tecido pardo é de distribuição limitada, localizando-se em áreas determinadas, as células do tecido adiposo multilocular são menores do que as do tecido adiposo comum e têm a forma poligonal, o citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos e contém numerosas mitocôndrias , cujas cristas são particulamente longas, podendo ocupar toda a espessura da mitocôndria.
No tecido adiposo multilocular, as células tomam um arranjo epitelióide , formando massas compactas em associação com capilares sanguíneos, lembrando glândulas endócrinas, esse tecido é especializado em produção de calor, principlamente no recém-nascido onde ele realiza a termorregulação.
Histogênese do tecido adiposo multilocular
sua formação é diferente da observada no tecido multiloculars , as células mesenquimais que vão formar o tecido multilocular tornam-se epitelióides adquirindo um aspecto de glândula endócrina cordonal, antes de acumularem gordura , não há neoformação de tecido adiposo multilocular após o nascimento em ocorre transformação de um tecido adipos em outro.

Um comentário: