sábado, 12 de junho de 2010

TECIDO EPITELIAL PARTE 3

Especializações de superfície livre das células epiteliais
Microvilos: são projeções de número muito variado, podem ser expansões curtas ou longas em forma de dedos ou pregas de trajeto sinuoso, células que exercem intensa absorção, como as do epitélio de revestimento do intestino delgado e dos túbulos proximaisdos rins, possuem centenas de microvilos.Possuem grupos de filamentos de actina.
Estereocilios:são prolongamentos longos e móveis de células do epidídimo e do ducto deferente que na verdade são microvilos longos e ramificados e que, portanto , não devem ser confundidos com os verdadeiros cílios.
Cílios:são prolongamentos longos e dotados de motilidade , são envolvidos por membrana plasmática e contêm dois microtúbulos centrais , cercados por nove pares de microtubulos periféricos, estão inseridos em corpúsculos basais , exibem um rápido movimento de vaivém, para permitir que uuma corrente de fluído ou de partículas seja impelida em uma direão ao longo da superfície do epitélio, uma célula ciliada da traquéia possui aproximadamente 250 cilios.
Flagelos: estão presentes somente em espermatozóides , é semelhantes ao cilios, porém são mais longos e limitados a um por célula.

Epitélio de revestimento
As células são organizadas em camadas que cobrem a superfície externa do corpo ou revestem as cavidades do corpo. Eles podem ser classificados de acordo com o número de camadas de células e conforme as caracteristicas morfológicas das células na camada superficial.
Epitélio simples
Contêm só uma camada de células
* Pavimentoso:o endotélio, que reveste os vasos sanguíneo e linfáticos, e o mesotélio, que reveste cavidades do corpo, como cavidade pleural e peritoneal, e também recobre as víceras.
* Cúbico: que reveste externamente o ovário.
* Prismáticos,colunar ou cilindrico: revestimento intestino delgado.
Epitélio estratificado
Contêm mais de uma camada
* Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado: reveste cavdades úmidas , como boca,esôfago e vagina.
* Epitélio estratificado pavimentosos queratinizado: revestimento de superfície seca como a pele grossa e fina.
* Epitélio estratificado cúbico: glâdulas sudoríparas e folículos ovarianos em crescimento.
* Epitélio estratifcado de transição:camada mais superficial é formado por células globosas,reveste a bexiga urinária, o ureter e a parte superior da uretra,a forma destas células muda de acordo com o grau de distensão da bexiga , podendo ficar achatadas quando a bexiga estiver cheia.
* Epitélio estratificado prismático ou colunar: só está presente na conjuntiva ocular e nos grandes ductos excretores de glândulas salivares.

Epitélio pseudo-estratificado
é assim chamado porque embora seja formado por apenas uma camada de células, os núcleos parecem estar em várias camadas,o exemplo mais bem conhecido deste tecido é o epitélio pseudo-estratificado cilindrico ciliado que reveste as passagens respiratórias.

Células neuroepiteliais

são células de origem epitelial que constituem epitelios com funções sensoriais especializadas, como células das papilas gustativas e da mucosa olfatória.

Células moepiteliais

são células ramificadas que contêm miosina e umgrande número de filamentos de actina, são encontradas nas porções secretoras das glândulas mamárias, sudoríparas e salivares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário